
QUAL O MOMENTO CERTO PARA FAZER A TERCEIRIZAÇÃO DE MÃO DE OBRA?
Administrar equipes multidisciplinares é um desafio para qualquer empreendedor — especialmente quando estas disciplinas não estão diretamente relacionadas ao mesmo serviço. Um caso comum é o de serviços mais básicos, principalmente os de limpeza: neste contexto, o mais usual é optar pela terceirização de mão de obra.
Porém, você ainda precisa tomar essa decisão com cuidado, para que ela gere bons resultados. Buscar por serviços terceirizados pode melhorar bastante o desempenho de uma empresa, aliviar a carga de trabalho administrativo e liberar tempo para que todos sejam mais produtivos.
Mas, para conseguir esses benefícios, é preciso escolher o serviço certo no momento adequado. Simplesmente assinar um contrato, sem pensar nas consequências, pode levá-lo a perder muito mais do que aquilo adquirido.
Para que você não caia nessas enrascadas, trouxemos alguns pontos a serem avaliados na decisão do momento mais oportuno à terceirização de mão de obra.
VERIFIQUE SE FALTA EXPERTISE NA ÁREA
O momento ideal para terceirizar serviços é quando uma empresa está desfalcada em algum contexto. Muitos pequenos negócios contratam consultorias de publicidade e gestão para compensar a falta de experiência. Da mesma forma, grandes empresas podem buscar terceirizadas para suprir os serviços menores do dia a dia.
Digamos, por exemplo, que você atue em uma indústria. Certos procedimentos de limpeza são necessários para o bom funcionamento do negócio, mas pode não haver uma equipe especializada o suficiente. Esse é o momento certo para buscar por serviços terceirizados, pois você terá acesso a toda a qualidade de que precisa rapidamente.
CALCULE A RELAÇÃO CUSTO/BENEFÍCIO
A questão mais importante aqui é o quanto um negócio pode receber diante do valor investido nessa equipe. Trata-se de uma conta um pouco mais complexa do que aparenta, pois há muitas variáveis em jogo.
A produtividade do grupo contratado, o custo total do contrato, a frequência do serviço e quanto tempo de trabalho isso libera dos outros times são alguns dos pontos a serem considerados. Portanto, antes de fazer a terceirização da mão de obra, tente calcular o impacto que ela terá no negócio.
Se há muita dificuldade em gerenciar o time de limpeza, por exemplo, a terceirização pode tirar esse peso das costas da empresa e permitir uma maior produtividade. Dependendo do impacto desse tempo extra, é possível gerar o suficiente para compensar a contratação de outra companhia.
AVALIE A OPINIÃO DE OUTROS CLIENTES
Uma forma de encarar a terceirização de mão de obra é agir como na compra de um serviço. Você deve, provavelmente, querer fazer cada uma de suas compras valer a pena, não é mesmo? Para isso, o melhor é pesquisar a empresa e ter a certeza de que ela entrega o que promete.
Uma boa fonte para estas informações é o público da marca. Se a maioria dos outros clientes afirma que o serviço é de qualidade, então suas chances de receber aquilo prometido são bem melhores. Mas se, por outro lado, há muitas reclamações sérias, você deve buscar por mais opções.